grupo social
estudos gerais

Estudando Antropologia

Quando falamos mais especificamente sobre Antropologia, estamos aludindo uma ciência que trata de diversos aspectos sociais da vida em suas mais diversas culturas e sociedades dos seres humanos.

Em uma linha acadêmica, é correto conceituar que a principal característica da Antropologia é a atenção quanto a diversidade não-linear de todas maneiras de viver, adquirindo um enorme gama de pesquisa frente a grupos étnicos e com religiosidade.

Dentro do âmbito do direito, imergir em estudos antropológicos fazem parte da rotina tanto do estudante quanto do profissional. Aproveite este artigo para tirar suas dúvidas.

Estudando Antropologia

antropologia

A parte única da Antropologia vem do seu método diferenciado de pesquisa dentro do campo de observação participativa. Neste sentido, o pesquisador deverá ficar um bom tempo perto do grupo analisado, analisando todas suas ações dentro de contextos sociais e culturais.

Dentro do território nacional, esta matéria este presente principalmente nas áreas culturais, mesmo que as mesmas estejam presentes em instituições especializadas. Porém, isso não é ruim: a pesquisa acadêmica consegue ser realmente útil em diversos trabalhos, potencializando esta área cada vez mais. Para exemplificar, a anos atrás, só foi possível estudar os quilombolas graças aos esforços ilimitados dos antropólogos da época.

Caso esta matéria esteja inclusa em sua grade curricular, você conseguira compreender melhor as culturas complexas e diversos processos sociais.

Quer investir mais neste meio? Para isso, é necessário preparar-se para questionar tudo aquilo que você considera banal e comum, auxiliando diretamente na compreensão às razões no qual leva as pessoas a revigorar algumas culturas, respeitando sempre regras deontológicas que sobrepõem toda a análise de dados.

O que é antropologia estrutural

Sendo criada por Lévi-Strauss, elaborando o livro com o mesmo nome do subtítulo, a antropologia estrutural consegue reunir artigos que validam todo o projeto cientifico de Strauss.

A obra é inspirada em um linguista suíço Ferdinand de Saussure, a antropologia estrutural vai concentrar seus esforços no exato modo dos elementos no qual os sistemas aparecem, não considerando o valor natural. A união dos fatores citados dá margem natural para contrapor vistas de diversos lados.

Caso você goste de estudar como funciona o sistema de comunicação via símbolos, a antropologia estrutural pode ser realmente útil para você.

Passando para o método etnográfico

Já entrando para o método etnográfico, a parte principal é seu método único de pesquisa onde os antropólogos culturais e sociais baseiam-se no campo foco participativo, deixando o investigador no centro do grupo durante um período consideravelmente prolongado.  A observação das interações sociais junto a identificação do comportamento individual e coletivo são principais para realizar um verdadeiro projeto de pesquisa sustentável e útil para a nossa sociedade. Engana-se quem pensa que a antropologia serve somente para ajudar alguma instituição ou grupo na sociedade. Na verdade, trata-se de um verdadeiro estudo histórico, comportamental e de valores culturais úteis para análise de diversas vias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top